Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

8ª Bienal Internacional de Arquitetura

A 8ª Bienal Internacional de Arquitetura acontecerá entre os dias 31 de outubro e 6 de dezembro de 2009 no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. O tema do evento será "Ecos Urbanos".A bienal terá uma área destinada à Expo Brasil, que terá cerca de 50 trabalhos, sendo 25 de obras e 25 de projetos. Em outra área, a Expo Internacional trará cerca de 50 trabalhos de países que compõem a União Internacional de Arquitetos (UIA). Estes trabalhos irão concorrer a prêmios similares aos das categorias nacionais. Também já está confirmada uma exposição sobre a experiência de 12 cidades ou países que receberam megaeventos.

Visita à Inhotim


No dia 9 de outubro de 2009, nossa turma fez uma visita à Inhotim.

O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.

Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.

O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.

O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.

Tudo isso fornece de base para o desenvolvimento de pesquisa, inovação científica e educação.

sábado, 10 de outubro de 2009

Intervenção na praça

Após meses de trabalho na elaboração do projeto de intervenção, meu grupo realizou-o no mesmo dia dos grupos da rua. O tema principal de nosso projeto foi sinestesia, no qual tivemos a ideia de em cada canteiro da praça despertar um sentimento diferente na pessoas que por eles passavam, foram eles: saudade (remetendo à infância), medo, tranquilidade e alegria. Para isso usamos alguns artifícios como: o cheiro (através do incenso), e cores. O resultado final trouxe algumas surpresas inesperadas, pois o uso de poucos elementos não causaram o efeito tão desejado. Apesar disso, tivemos como lição a experiência, que nos foi muito produtiva. Esperamos aprender com nossos erros para crescermos e sermos cada vez melhores.


Intervenção na rua da Cachaça

No dia 02 de outubro de 2009 o restante da turma preparou a rua da Cachaça para a realização da nossa intervenção, tão esperada por todos. A intervenção aconteceu às 19 horas do mesmo dia e foi realizada com sucesso por todos os grupos, graças à dedicação e o esforço de cada um. Todos estão de parabéns!!! Que nossa turma faça mais trabalhos como esse para mostrar o grande potencial da turma de Arquitetura e Urbanismo!



Exposição no Solar da Baronesa

No dia 29 de setembro de 2009, metade dos grupos da turma de Arquitetura realizaram a intervenção no Solar da Baronesa. O local foi intencionalmente trabalhado para abrigar a exposição dos desenhos de nossa turma juntamente com os desenhos dos alunos de Artes Aplicadas da UFSJ, realizados nas aulas de Desenho de Observação e Expressão do 1º período e monitorados pela professora Zandra. No mesmo dia foi realizado um coquetel comemorativo que contou com a presença dos alunos e professores, o resultado foi suspreendente.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Planta e cortes da praça

Ao final da demarcação do terreno da praça Dr. Salatiel o grupo elaborou a confecção da planta e de seus cortes. Esse trabalho foi de estrema importância, pois ajudou realizar com precisão o projeto de intervenção.